Buscando aliar uma reflexão sobre as teorias da comunicação e uma preocupação em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, a autora tem o intuito de aliar teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente. ‘Pensar com tipos’ busca ser uma porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem acompanhadas de exemplos práticos, e estes aparecem contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios procuram trazer panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação. Um apêndice com ‘dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes’ complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Ao fim e ao cabo, ‘Pensar com tipos,’ como o próprio título sugere, não tem o intuito de tratar tipografia como um fim em si mesma, com seus vícios, fetiches e clichês autorreferenciais, mas como uma atividade.

LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2ª Edição. São Paulo: Cosac Naify, 2013.